Como se apresentar para uma entrevista de trabalho?
top of page

Como se apresentar para uma entrevista de trabalho?



Como se vestir para uma entrevista de trabalho ou uma reunião de negócios?


Muitas pessoas e principalmente os homens, acreditam que não precisam se preocupar com a aparência, entretanto, eu quero te mostrar por que você deve evitar esse pensamento a todo custo.


Provavelmente você já deve ter ouvido expressões como: uma imagem fala mais que mil palavras ou, que sua imagem é seu cartão de visitas.

A questão é que quando entramos em algum lugar, inconscientemente as pessoas fazem uma leitura da nossa linguagem corporal e da nossa imagem e nós fazemos o mesmo a respeito das outras pessoas.


Psicólogos de RHs e head hunters consideram muito importante a imagem e a linguagem corporal de um candidato em uma seleção de um emprego.


Muitos profissionais pensam que o mais importante é o profissionalismo e o currículo de uma pessoa, entretanto, estudos mostraram que o que uma pessoa fala através da imagem e da linguagem corporal pode fazer toda a diferença.


Na programação Neurolinguística nós aprendemos que nossa imagem e nossa linguagem corporal representam 55% em uma comunicação, Isso significa que o que transmitimos através da nossa imagem tem mais peso do que o que falamos propriamente.


Subestimar a importância da imagem e da linguagem corporal pode nos trazer grandes prejuízos, como por exemplo, um emprego ou uma nova parceria.


Então, quais são os melhores estilos para uma ocasião mais formal e quais os sinais ou gestos devemos evitar?


Primeiramente, como não sabemos o Dress Code exigido, o ideal é sempre perguntar. Nós podemos pedir essa informação para a secretária, para a recepcionista, ou até mesmo para alguém da direção da empresa, se tivermos acesso é claro.


Agora, se você não conseguir descobrir essa informação, nós vamos te dar algumas dicas de estilo para você não ficar com receio de não estar vestido adequadamente para um evento.


1º. Casual chique – ou esporte fino:


Se você não sabe como se vestir e não quer ficar nem aquém e nem formal demais, opte pelo casual chique. Que corresponde à calça jeans, de preferência escura, ou preta, camisa social e sapato. Hoje em dia, os cortes slin fit são mais estilosos e modernos, por isso, tente evitar cortes tradicionais, pois podem transmitir uma imagem de uma pessoa antiquada.

Para completar, o uso de um blazer dará um toque de elegância e requinte ao look.


2º. Traje social



Se a colocação para a qual você está se candidatando, por norma exige roupa social, você nunca deve usar calça jeans. Poderá ser descartado por isso logo de primeira.


Para o traje social, é exigido calça de tecido, camisa social e sapato. Dependendo do cargo, o traje deve ser completo, ou seja, terno e gravata.


Postura / Linguagem corporal


Evite posturas que demonstram insegurança ou que está na defensiva, como por exemplo, cruzar os braços ou pernas. Jamais agarre o braço da cadeira ou a sua pasta, se estiver carregando uma. Esses gestos mostram que você está com tanto medo que precisa se agarrar à alguma coisa.



Evite também olhar para baixo quando estiver falando, ou mesmo quando estiver ouvindo a outra pessoa.

Uma das melhores posturas quando estiver sendo entrevistado é tronco reto, ombros para trás, cabeça erguida e o corpo levemente inclinado para a direção do seu interlocutor. Essa postura mostra interesse e atenção pelo que a outra pessoa está dizendo.

Procure ser breve ao dizer qualquer coisa. Prolongar explicações pode entediar o entrevistador. Tenha cuidado com o seu português. Procure pronunciar bem as palavras e não coma as letras finais.


Preocupe-se também quando for cumprimentar seu entrevistador.


O aperto de mão deve ser na medida. Jamais aperte com muita força a mão da outra pessoa, mas evite também apertar a mão muito leve. Esse tipo de aperto de mão pode demonstrar muitas coisas negativas, como por exemplo, repulsa, nojo ou falta de interesse.


Tenha sempre em mente que os primeiros segundos podem fazer toda a diferença e dificilmente você terá uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão.


Veja também o vídeo-dica que mostra cada estilo em detalhes.



Por Coach Junior Ribeiro


deixe seu comentário abaixo.

Publicações em Destaque
Publicações Recentes
Arquivo
Buscar por Tags
Siga nossas mídias
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
Receba Dicas Grátis
bottom of page